Palestra sobre regime militar lota Paulo Freire



Fotos: Maiara Santos



 por Maiara Santos e Glauco Lessa

Aconteceu às 14 horas da terça-feira, 15, o evento Revisitando o Regime Militar, no auditório Paulo Freire do ICHS. Com a mediação do diretor do Instituto Ricardo de Oliveira, cada palestrante teve seu tempo de fala para abordar diversas questões dos tempos de repressão – tema que voltou à tona com o aniversário de 50 anos do Golpe, e tem sido comentado pelos corredores da Rural desde que se soube que a Universidade serviu de local de tortura no passado.
Presidente da Comissão da Verdade
Waldih Damous
O presidente da Comissão da Verdade Waldih Damous foi o primeiro palestrante da tarde, e reforçou o compromisso do Estado com a democracia de revelar exatamente o que aconteceu durante os 20 anos da ditadura, já que o principal motivo da existência da Comissão não é político, e sim humanitário: o desaparecimento de presos políticos. Apesar disso, segundo o presidente, o Estado ainda trata a Comissão com descaso. Continuou pontuando informações interessantes a respeito da época, como, por exemplo, o fato de a única universidade que teve um reitor afastado foi a UFRRJ; e também de o presidente João Batista Figueiredo saber do atentado ao Riocentro com um ano de antecedência. Sobre a coerência interna entre os militares, surpreendeu ao dizer que “a categoria que mais sofreu com o Golpe foi a de militares que não aderiram a ele”.
Na segunda palestra, a pesquisadora Leonilde Medeiros (CPDA / DDAS / UFRRJ) falou a respeito da repressão sofrida pelos trabalhadores do campo. Segundo a palestrante, o foco sobre os representantes da esquerda durante a ditadura não foi a explicação para a falta de visibilidade do movimento dos trabalhadores do campo. E na palestra seguinte, ainda discutindo quase o mesmo assunto, a pesquisadora Marta Cioccari (UFRJ) apresentou Retratos da repressão no campo, apontando que só na zona de Pernambuco, por exemplo, 38 dos 40 sindicatos sofreram fortes intervenções.
Finalizando o evento, o palestrante Jean Sales (IM / UFRRJ) apresentou informações sobre as lutas armadas durante o regime militar.”O debate sobre a luta armada no Brasil aconteceu imediatamente ainda nos anos 70 com os próprios militantes através de jornais e imprensas”, afirmou. Entretanto, a discussão acabou não sendo muito abordada durante os anos 80, vindo a explodir apenas nos anos 2000.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages